O Twitter tem sido criticado por não proteger as mulheres contra a violência e os abusos on-line em um relatório de oito capítulos publicado nesta semana pela Anistia Internacional.
O relatório, intitulado “ #ToxicTwitter: Violência e abuso contra mulheres on-line ”, analisa como é ser uma mulher na plataforma de mídia social, após um estudo de 14 meses examinando 86 indivíduos em oito países.
Verificou-se que as mulheres e as pessoas não-binárias enfrentaram discurso de ódio, violência e ameaças. “A violência e abuso que muitas mulheres experimentam no Twitter tem um efeito negativo sobre o seu direito de se expressar igualmente, livremente e sem medo”, diz o estudo. “Em vez de fortalecer as vozes das mulheres, a violência e abuso que muitas mulheres experimentam na plataforma leva as mulheres a autocensurarem o que postam, limitam suas interações e até mesmo tiram as mulheres do Twitter completamente.”
Quase uma em cada quatro mulheres disse que enfrentou “abuso ou assédio online pelo menos uma vez” e mais da metade de seus agressores eram estranhos para eles, segundo o estudo.
A ativista dos direitos das mulheres do Reino Unido, Sian Norris, descreveu como uma vez ela twittou sobre o quanto ela não gostava de um anúncio da Amazon com a emissora britânica Jeremy Clarkson e foi instruído a beber polimento do piso como uma resposta.
A jornalista Imani Gandy explicou sua experiência na plataforma como uma mulher de cor: “Eu sou assediada como mulher e sofro um assédio extra por causa de raça e de ser uma mulher negra. Eles chamam as mulheres brancas de ‘c * nt’ e elas me chamam de ‘n-rc-t’. Seja qual for a identidade que eles possam escolher, eles escolherão e usarão contra você ”.
O relatório também descobriu que o abuso e a violência – e a resposta inadequada do Twitter – estavam causando um “efeito silenciador”, em que as mulheres autocensuravam o que postavam, limitando ou modificando suas interações online. Ou, em alguns casos, estava afastando as mulheres da plataforma. Ao dar seu veredicto, a Anistia Internacional também ofereceu algumas soluções para consertar os problemas da plataforma para as mulheres.
As sugestões incluíram que o Twitter fosse mais transparente com dados e informações sobre a prevalência de violência na plataforma; ou, relatando estruturas para ter “aplicação consistente e melhor resposta a reclamações de violência e abuso”. Por fim, ter o Twitter desempenha um papel mais ativo no ensino aos usuários como usar os recursos de privacidade e segurança existentes, como silenciamento, bloqueio e filtragem de palavras-chave.
Em um comunicado, o Twitter afirmou concordar com “muitas das recomendações” contidas no relatório. A declaração dizia:
“A afirmação de que o Twitter está conscientemente desvinculado das questões de direitos humanos é uma representação injusta não apenas dos fatos, mas do espírito de nossas equipes dedicadas e da missão central da empresa. Várias propostas representam trabalhos já concluídos ou em andamento no Twitter. Abuso e conduta odiosa dirigida a mulheres são proibidas em nossa plataforma. Fizemos mais de 30 mudanças individuais em nossos produtos, políticas e operações nos últimos 16 meses. Aumentamos nossas taxas de ação dez vezes. Fizemos alterações significativas em nossas ferramentas de relatórios e continuamos a aprimorá-las, trabalhando também para nos comunicarmos mais claramente com nossos usuários sobre relatórios e como elaboramos políticas. Continuamos a expandir nosso Relatório de Transparência para incluir dados relevantes e significativos. Temos visto um envolvimento extraordinário no apoio às mulheres. A ascensão de movimentos como #MeToo, #WomensMarch e #PositionOfStrength são testemunhos do poder do Twitter como uma plataforma para as mulheres e seus aliados compartilharem histórias, oferecerem apoio e advogarem mudanças. Estamos empenhados em compreender como podemos combater melhor o ódio e o preconceito na sociedade que dão origem a abusos on-line e como podemos incentivar uma conversa pública mais saudável. Somos uma plataforma aberta e mantemos um espelho para os comportamentos humanos – tanto os bons quanto os maus. Todos têm um papel a desempenhar na construção de uma sociedade mais compassiva e empática, incluindo o Twitter. Nossas equipes de políticas, produtos e engenharia continuam a trabalhar de forma colaborativa para encontrar maneiras de inovar para proteger nossos usuários e melhorar sua experiência, especialmente quando os membros da nossa sociedade que estão tentando descobrir novas maneiras de ferir e abusar.