Durante a Black Friday, o Magazine Luiza apostou na TV tradicional, com uma transmissão no Multishow que também foi tocada pelo canal do YouTube da marca. no comando da mostra com a produção visual e televisiva e as principais atrações musicais. Na outra ponta, Americanas feitas em um consumidor digital mais confortável, com a influência de cinco horas ao vivo transmitidos simultaneamente em oito canais no YouTube.
De acordo com uma pesquisa da plataforma digital Torabit, a ação das Americanas teve 3,5 vezes mais referências em comparação com o evento Luiza Magazine no Multishow.
Em um ponto, quando escrevo aqui eu olho o canal Luiza Magazine no YouTube, havia pouco mais de 33 espectadores online. Ao mesmo tempo, mais de 313 acompanharam o norte-americano ao vivo no canal Felipe Neto (no canal em si do canal americano, era cerca de 15).
Por que importa?
Os cachos de Luciano Huck, Dilsinho e a dupla são expressivos. O mesmo pode ser dito sobre a estrutura para fazer TV e a transmissão no Multishow.
Mas se Americanas com Felipe Neto e sua equipe de influenciadores digitais tiveram 7.861.834 visitas ao longo de 4 horas em um live com piadas de puis e uma produção mais básica em comparação com Magalu, o retorno do investimento do Magalu pensado para a televisão se torna um tema.
Bolha de reflexão
Felipe Neto é um fenômeno, mas uma questão é saber quantas dessas quase 8 milhões de visitas realmente foram de compradores e não apenas de crianças que gostam de brincar conosco com o youtuber.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Maisa é uma das influentes brasileiras no TikTok
TikTok cresce e influencia o placar
Na conferência de ganhos do terceiro trimestre do PagSeguro, o CEO Fernando Dutra revelou que mais de 400 transações foram feitas pela empresa de pagamentos no TikTok. Detalhe, isso em apenas dois meses de execução do serviço que permite aos usuários do app de vídeo receber valores diretamente na conta digital do PagSeguro (PagSeguro).
Por que importa?
No TikTok, os produtores de conteúdo encontram novos modelos de pagamento, a exemplo de outras plataformas como o YouTube. Mas o volume de transações surpreende, já que muitos ainda veem o aplicativo de vídeo como uma distração para as crianças.
Bolhamento da reflexão
Quem produz conteúdo e gera audiência depende cada vez menos da mídia tradicional. E novos recursos de e-commerce, doações e assinaturas de mídias sociais vão criar uma nova classe de produtores de conteúdo que vai muito além do influenciador do Instagram.
Power of Netflix
Na guerra de streaming, muitas plataformas ampliariam o número de assinantes. Mas um dado talvez mais importante é a quantidade de pessoas que cancelam ou não suas assinaturas. E neste sentido a Netflix mantém uma vantagem segura no mercado norte-americano, de acordo com dados da Antena, que rastreia o comportamento de compra e as principais métricas em serviços de mídia de assinatura. A única exceção foi em setembro, quando a Netflix enfrentou uma breve polêmica em torno de um filme francês chamado Lindinhas e.
rEPRODUCO/NETFLIX
O filme francês Lindinhas foi duramente criticado
Por que importa?
” O objetivo da Netflix não é competir com outros serviços de streaming, mas sim com a televisão tradicional. A empresa investiu há muito tempo em crescer sua biblioteca de capacidades de aprendizagem de conteúdo e máquinas para que possa enviar quase qualquer tipo de conteúdo para qualquer tipo de usuário. Como única empresa de streaming de entretenimento autônomo, sua estratégia difere da maioria de seus concorrentes, que usam amplamente o streaming para o poder outros produtos, como celulares ou assinaturas de cabos, ” ele disse. pontua Sara Fischer, jornalista de mídia da Axios.
Há algumas semanas, publquei uma em que questionei a capacidade da Globoplay de concorrer com grandes players internacionais de streaming (Netflix, Amazon Prime, Disney + e afins). A questão causou polêmica. Mas veja o que John Malone, bilionário, maior acionista da Liberty Media e 28% dono da Discovery Communications disse na rede da CNBC:
” Eu acho que essas plataformas globais serão extremamente poderosas. O consumidor não vai querer comprar de uma grande variedade de serviços de assinatura. Eles tendem a ir para um provedor conveniente. Parece mais e mais como vai ser a Amazon … Ou vai ser a Apple, ou vai ser a Roku. Ou ainda pode ser o Google. “
” A Amazon e a Apple estão oferecendo qualidade extremamente alta. Eu acho que as pessoas que possuem as plataformas, além do conteúdo, estão em uma posição muito boa para construir um negócio global rentável a longo prazo. “
Para Malone, tamanho e poder de mercado coloca grandes empresas de tecnologia em uma posição para” esmagar concorrentes ” ou até mesmo entrar em negócios paralelos e causar estragos. “Eu não vejo nada que possa desacelerar isso”, conclui ele.
Streaming reduz janelas
O anúncio de que a Mulher-Maravilha 1984 vai estrear nos cinemas e HBO Max no dia de Natal é o sinal mais claro de que o streaming agora é chave para o modelo de negócios da indústria cinematográfica. A janela (período entre o lançamento de um filme nos cinemas e depois na TV) rapidamente se fuma. E a bilheteria, que no passado era um indicador de sucesso de uma produção, espera-se que tenha cada vez menos influência.
A pandemia foi um fator decisivo, mas não o único. A diminuição das janelas entre a estreia no cinema e outras plataformas já vinha caindo, mas, com a pandemia, o processo foi acelerado. A janela reduzida significa que o estudo pode teoricamente gastar menos em marketing do que normalmente é exigido quando o lançamento do filme e o vídeo em casa acontece com meses de folga.
E os estúdios tipicamente recebem 80% de receita sob demanda, enquanto as vendas de ingressos para os cinemas são divididas em cerca de 50-50 entre os estúdios e as empresas que controlam salas.
Este é um texto argumentativo. A TV News não compartilha necessariamente a mesma opinião do autor. Esta coluna é publicada toda quinta-feira.