Em que os tempos difíceis que perpassam a economia nacional e a perda da Libertadores para o SBT pesam, o Globo desta semana fechou a venda do, garantindo uma renda bruta de quase R$ 1,9 bilhões. No quarto trimestre (25), o Grupo Petropolis, fabricante de cerveja Itaipava, comprou a cota que nas últimas duas décadas pertencia à Ambev, uma das maiores cervejarias do mundo.
A Ambev já havia anunciado que não renovaria com o Globo. No UOL, ele disse no início deste mês que está procurando “. A TV News descobriu que a multinacional belga-brasileira fez uma oferta considerada baixa demais pela Globo, que pede R$ 311,7 milhões para participação nacional, apenas R$ 4 milhões a mais do que em 2020.
Bahia, Vivo, Itaú e General Motors foram os primeiros a renovar com a Globo. Hyper, da Neo Química, sócio do Corinthians, também apertou o ofício, mas acabou desistindo e encerrou sua participação no maior projeto de anúncios do país, cobiçado por anunciantes por sua lucratividade.
O pacote de futebol nacional da Globo prevê a edição de 63 jogos ao vivo na TV aberta, queda de 22 em relação a 2020. Como o Campeonato Brasileiro deste ano só termina em fevereiro, o pacote de 2021 só começa a ser entregue em março (e não em janeiro).
Para compensar a falta de Libertadores e os campeonatos estaduais mais curtos, a rede ampliará a exposição das marcas patrocinadoras do futebol ao longo de sua programação, com inserções em telegramas, novelas e séries.
O plano comercial também dá mais peso à entrega de publicidade sobre os produtos digitais do grupo Globo (portais G1, GE) e uma maior participação com o conteúdo, com mais ações de merchandising com os esportes elenco e novas interações ao longo das partidas As marcas também estarão na Central de Apito e Central de Estatísticas.
Broadcaster pode marcar mais de R$ 3 bi com o futebol
A receita da Globo com o futebol não se limita às mais importantes taxas de patrocínio do maior pacote de broadcast. A emissora ainda negocia seis cotas para a Seleção Brasileira Nacional, que está contestando as eliminatórias da Copa de 2022.
Dos patrocinadores do pacote nacional, apenas a GM e a Itaipova não fecharam o patrocínio também da seleção e podem ser substituídas por concorrentes. Cada tarifa custa R$ 90 milhões.
A emissora também oferece seis parcelas para as transmissões de TV paga (SporTV e Premiere), para R$ 123 milhões de apiqui. Vivo, Bradesco, Fiat e Sportingbet já renovaram.
Os formatos menos caros também estão no mercado, como o patrocínio da vinheta superior de cinco segundas, que precede as emissões, e as taxas de participação, em que os anunciantes têm direito a um comercial de 30 nas saídas.
Somente com as taxas de patrocínio Nacional de Futebol, Seleção / Eliminatória e TV Paga, a Globo terá uma renda bruta de R$ 3,148 bilhões. Se vende de tudo, fechado em outubro do ano passado, em um ambiente muito mais favorável do que o atual.
Globo enfrenta crise e momento delicado
O sucesso da comercialização do pacote de futebol nacional de 2021 mostra que a Globo está driblando no mercado publicitário os efeitos adversos da perda de torneios, em um momento em que questiona os altos valores dos direitos esportivos.
Além de, a emissora questiona a justiça da Suíça sobre o contrato com a Fifa que inclui os direitos da próxima Copa do Mundo, no Catar. Em junho, (mais de R$ 480 milhões). Pela primeira vez desde a década de 1970s, a maior rede do país corre o sério risco de não emitir uma Copa do Mundo.
Também em 2021, a Globo pode quebrar outra tradição, a das transmissões de corrida da Fórmula 1. para forçar a revisão dos valores dos direitos.
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), no entanto, procurou a Globo e está tentando fazer um novo modelo de associação, devido à relevância da rede para o público global da categoria. A rede brasileira representa aproximadamente um quarto de todo o público esportivo em todo o mundo.
O Globo passa por um momento delicado. Além da pandemia, que o obrigou a repetir romances, ele passa por um processo de reestruturação interna que deve resultar em mais de 2.500 demissões. Nas últimas duas semanas, ele anunciou mudanças importantes, como a e a diretora.